Quando foi criado o Guinness Book?
O Guinness World Records (conhecido originalmente como Guinness Book of Records) foi criado em 1954. A ideia surgiu quando Sir Hugh Beaver, gerente da Cervejaria Guinness, participou de uma festa de tiro no Condado de Wexford e discutiu com seus anfitriões sobre qual era o pássaro de caça mais rápido da Europa, mas não conseguiram encontrar a resposta em nenhum livro de referência.
Em 1954, Beaver convidou os gêmeos Norris e Ross McWhirter, jornalistas da Fleet Street, para compilar um livro com fatos e dados para resolver discussões como aquela ocorrida na festa. Após 13 semanas e meia de intenso trabalho, o primeiro Guinness Book of Records foi publicado em 1955 com 198 páginas.
Pouco tempo depois, o livro se tornou um grande sucesso, atingindo vendas de 187.000 cópias apenas no primeiro ano. Nas décadas seguintes, o Guinness World Records se consolidou como uma das publicações mais reconhecidas e vendidas no mundo.
Quais foram os recordes mais marcantes do livro?
Alguns dos recordes mais marcantes do Guinness Book incluem:
– Homem mais alto: Robert Wadlow, Estados Unidos, 2,74 m (1940). Atualmente, o homem vivo mais alto é Sultan Kösen, Turquia, 2,51 m (1982).
– Gato mais alto do mundo: Fenrir.
– Mulher com as unhas mais longas: Lee Redmond.
– Dieta mais estranha: O artista francês Michel Lotito, que comeu um avião inteiro.
– Cachorro skatista que percorreu o túnel humano mais longo: Otto.
Portanto, os recordes mais marcantes abrangem desde pessoas e animais excepcionalmente altos, até indivíduos com hábitos alimentares e talentos bizarros.
O Guinness Book documenta uma ampla variedade de realizações notáveis em diferentes categorias.

Onde encontrar o Guinness Book?
O Guinness Book of World Records pode ser encontrado de diversas maneiras:
1. No site oficial do Guinness World Records ( Brasil | Guinness World Records ), onde é possível pesquisar e solicitar o registro de novos recordes.
2. Nas livrarias e lojas de varejo, onde o livro anual do Guinness World Records é vendido. De acordo com informações, o novo livro Guinness World Records 2024 pode ser adquirido no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México, Peru e Uruguai.
3. Através do processo de inscrição no site do Guinness World Records, que permite pesquisar no banco de dados online e solicitar o registro de um recorde.
O Guinness Book of World Records está disponível no site oficial da organização, em livrarias em vários países da América Latina, e através do processo de registro de novos recordes no próprio site.
Reportagem por: Redação Impacto One
Interessante! Não sabia desse fato! Como uma situação tão comum poderia desencadear uma ideia tão inovadora para aquela época!/