Desde os tempos antigos que os cães são considerados os melhores amigos do homem, por seu companheirismo tanto em caçadas (na idade média), quanto como animal doméstico. Mas assim como os seres humanos, cada raça tem seu temperamento e suas características pessoais.
Os cães entendem a linguagem humana?
Você já deve ter se perguntado sobre isso em algum momento da sua vida, e a resposta é sim!
De acordo com estudos científicos feitos em algumas raças através de análises cerebrais, mostraram que não só eles entendem a linguagem corporal, como também a fala e o reconhecimento dos idiomas.
O estudo foi realizado por pesquisadores húngaros, do departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (na Hungria), em 2021.

Como são classificadas as raças?
O escritor, professor e doutor em psicologia Stanley Coren publicou em um de seus livros (A Inteligência dos Cães) sobre como algumas raças têm a facilidade de aprender qualquer coisa, e outras têm uma limitação para algumas habilidades específicas.
Na sua obra publicada no ano de 1994 (revisada em 2006), Coren classifica 140 raças nos aspectos de obediência e inteligência, assim como destaca algumas como os cães pastores e retrievers com altas pontuações, e cães de caça como as mais baixas.

Quais são as 10 raças que se destacam nessas classificações?
Seguindo esses critérios de classificação, as raças de cães que mais têm facilidade em aprender e obedecer são:
- Border Collie.
- Poodle.
- Pastor alemão.
- Golden retriever.
- Doberman pinscher.
- Cachorro pastor de Shetland.
- Labrador retriever.
- Spaniel anão continental.
- Rottweiler.
- Boiadeiro australiano.
Embora exista uma classificação especifica feita pelo o autor, ele explica que isso pode variar de acordo com o treinamento exercido por quem adestrou o animal.
Reportagem por: Redação Impacto One